São seres Inteligentes e dóceis, é importante ter mais do que um exemplar e garantir que a sua dieta é rica em vegetais, fruta fresca e proteína.
Os petauros vivem em grandes florestas de eucaliptos alimentando-se de pólen, néctar, bagas, mel, lagartos e pequenas aves assim como os seus ovos e também de insectos que andem pela copa das árvores, para conseguir passar de uma árvore para outra sem ter de descer ao solo onde está a maioria dos predadores os petauros saltam de grande altura de árvore em árvore abrindo os membros para planar usando a prega de pele entre os membros posteriores e interiores (patágio),
Os petauros podem planar a mais de 100 metros de uma árvore para outra sendo certo que ao planarem estão sempre a perder altitude, a distância que percorrem no ar está relacionada com a altura a que se lançam já que eles não voam como os morcegos e ao planar estão sempre a perder altitude.
Há uns dez anos praticamente nada se conhecia sobre estes exóticos marsupiais em cativeiro sendo dos animais mais recentes como animal de estimação.
Na América há uns anos depois de serem introduzidos como animais de companhia cativaram o público tornaram-se os animais do ano mas só recentemente é que começaram a ser vendidos em lojas em Portugal mas rapidamente estão a conquistar a fama de animal querido e original pois não só têm um aspecto encantador, como são animais relativamente fáceis de domesticar, no entanto são animais que requerem de algum conhecimento em termos de alimentação e cuidados.
Características físicas (Beatriz Rosa, Estudante de medicina veterinária - Universidade Lusofuna, Lisboa)
A principal característica do petauro do açúcar é a menbrana, que se estende desde o quinto dedo da pata (membro) anterior à pata (membro) posterior. Quando eles esticam os quatro membros permite, assim, que planem grandes distâncias.
Olhos adaptados à vida nocturna e ouvidos com articulação giratória .
Mãos constituídas por cinco dedos, todos com garras/unhas excepto o dedo opositor(ou “pulgar”) da pata traseira. O segundo e terceiro dedo estão parcialmente fundidos, tendo como função limpeza do pêlo (nunca cortar estas unhas).
Pelagem espessa e macia que é geralmente azul-cinza (clássico); sendo que alguns adquiriram colorações como amarelo, castanho, preto, albino ou leucistico.
A anatomia dos macho (Beatriz Rosa, Estudante de medicina veterinária - Universidade Lusofuna, Lisboa)
é marcada pela presença de 4 glândulas de cheiro localizadas na zona frontal da cabeça (testa que deixa com uma careca) e no esterno (peito, criando uma mancha castanha). Estas glândulas são usadas para a marcação de território. O macho também tem um pénis bifurcado e os testículos localizados no abdómen, formando um “pompom”.
Peso Macho Adulto: 80g-120g
Nas fêmeas
por outro lado, não apresentam glândula frontal ou esternal, não possuindo assim “careca” nem uma mancha castanha no peito. Apresenta sim um marsúpio (bolsa) no meio do seu abdómen para o transporte dos joeys (bebés).
Reprodução: A partir dos 10 meses.
Peso Femea Adulta: 70g-110g
Ciclo de vida
Gestação: 15-17 dias
I.O.P: 70-74 dias (desenvolvimento do joey dentro da bolsa)
O.O.P: 60-90 dias (joey fora da bolsa, desenvolvimento físico e aprendizagem social).
As femeas, no final dos 3 meses OOP da crias, devem ter um descanso de 2-3 meses isoladas de machos, para premitir uma boa recuperação fisica.
Maturidade Sexual: 8-10 meses macho, Castração: a partir dos 4 meses
10-12 meses fêmea, tamanho da ninhada: 1-2 joeys
Tempo de vida médio: 10-15 anos, cativeiro
agradeço a (Beatriz Rosa, Estudante de medicina veterinária - Universidade Lusofuna, Lisboa)
Temperamento
Estes grupos são territoriais em relação a outros grupos da mesma espécie e defendem um determinado número de eucaliptos. Os machos marcam o território com saliva e secreções anais e das patas. Para além destas glândulas secretoras, os Petauros do Açúcar também têm outras localizadas na testa e no peito.
Os machos utilizam-nas para marcar os outros membros do grupo. O Petauro do Açúcar usa as vocalizações para dar alarme de intrusos ou ameaças.
O que gosta o petauro do açúcar?
Na realidade, os peutauros do açúcar não gostam, podemos dizer que adoram maçãs, especialmente se forem doces, bem como pêras, melões e pêssegos. Do mesmo modo, as ameixas, bananas, bagas, uvas e tomates são do seu agrado. Saiba que as suas guloseimas preferidas são as tâmaras, figos e passas?
Mas ainda existem mais opções. Alguns comem cenouras, alface, brócolos, pepino, abobrinha, salsa, batata cozida, milho e cereais germinados. É provável que gostem muito de nozes, avelãs, sementes de girassol e abacate, embora deva consumi-lo em pequenas quantidades devido ao seu alto teor de gordura.
Gostam dos ovos (a recomendação é dar-lhes cozidos), do queijo e iogurte. Alguns comem carne (cozida) e até mesmo comida enlatada para cães ou gatos. Também não fazem má cara a insetos vivos, por isso aceitam voluntariamente larvas da farinha, grilos, gafanhotos ou larvas de mosca. Insetos capturados no campo nunca devem ser oferecidos porque podem transportar parasitas ou resíduos de pesticidas.
Há cuidadores que, além de todos estes alimentos, oferecem-lhes camundongos recém-nascidos ou filhotes de um dia, pois além de serem ricos em proteínas também o são em cálcio, fósforo e outros minerais.
Mas, acima de tudo, adoram os alimentos doces. Por isso, pode colocar um pouco de mel na fruta, mas nunca açúcar puro, chocolate ou outros doces. As frutas ácidas, como frutas cítricas e kiwis, também devem ser fornecidas com moderação. Lembre-se deste detalhe!
Gaiola e acessórios (Beatriz Rosa, Estudante de medicina veterinária - Universidade Lusofuna, Lisboa)
A gaiola, onde os seus suggies vão residir, é muito importante!
Uma vez que é onde eles irão passar grande parte do seu tempo quer seja a domir ou durante a sua ativade noturna.
Quanto maior a gaiola melhor, pois eles são animais de grande atividade e energia.
Adoram trepar, saltar e de ter uma ou duas tocas para dormirem com a colônia.
Brinquedos e uma roda de exercício também são importantes para um bom estímulo mental.
Temperatura: 22-27Cº Humidade: 55-77%
Apanhar luz natural sim são noturnos mas vitamina D é muito importante
O tamanho mínimo de uma gaiola para 2 petauros do açúcar é:
- 150 cm altura
- 60cm largura
- 60cm comprimento
O espaçamento máximo da grade é de 1cm, para evitar a fuga por entre as grades.