Cores e Genética
Cinza Clássico
Petauros de açúcar são um animal de estimação exótico relativamente novo neste país e a cor mais comum é o cinza clássico. Com o tempo, alguns criadores selecionados começaram a importar e a juntar petauros de açúcar para dar uma maior variação de cores e características. Abaixo estão as cores disponíveis no Reino Unido e as práticas éticas de reprodução necessárias para produzir estas cores.
Falando de Genes, cada planador de açúcar individual carrega em prole (joys) herda um conjunto do pai e um conjunto da mãe, dando-lhes a sua própria comoção individual de genes. Existem dois tipos de genes, dominantes e recessivos. O gene dominante pode ser transportado por apenas um progenitor onde compõem uma cor ou traço na descendência, enquanto um gene recessivo precisa de um de cada pai para produzir o gene nos joys.
Petauros de açúcar cinza clássicos vêm em muitos tons diferentes de cinza e eles têm uma faixa escura correndo da cabeça para a base da sua cauda. Também têm riscas escuras nas pernas, juntamente com uma barra escura que corre das orelhas aos olhos. A faixa escura da cabeça é uma boa maneira de reconhecer petauros individuais, uma vez que variam muito de planador para planador. O fundo da cauda também tem uma mancha escura que muitas vezes parece ter sido mergulhada em tinta. O gene cinzento clássico é um gene dominante e esta é a cor natural dos petauros de açúcar na natureza.
Heterozygous ou "Hets"
Alguns petauros de açúcar assumem a cor cinzenta clássica, mas carregam o gene para outras cores. Isto acontece quando os joys não expressam a cor, mas ainda carregam a genética para fazê-lo. Estes são conhecidos como "hets" e podem ser muito difíceis de distinguir dos cinzas clássicos. Um sinal de conto de um het é que eles podem parecer mais leves que um cinza clássico. A única maneira de saber se o planador está a transportar algum hets é através da linhagem. A linhagem detalha a história dos petauros de açúcar e é usada pelos criadores para identificar quais planadores podem ser emparelhados para produzir outras cores. A linhagem também para a endogamia e os potenciais problemas associados à sua utilização. Como o conjunto de genes do Reino Unido para planadores de açúcar é extremamente pequeno, a cor de reprodução à cor é estritamente proibida. É aqui que os hets se tornam tão importantes em qualquer programa de reprodução, bem como nos próprios planadores de cor. Por exemplo, para criar um petauro de açúcar albino nunca criaria cor albino
com outra cor albina. A cor albina seria conseguida reproduzindo uma cor albina com um het albino ou reproduzindo dois hets albinos. Isto é extremamente importante, pois garante que todas as linhas de reprodução de cores atuais sejam mantidas limpas e isentas de endogamia.
Cremino
Os petauros cremino são de cor creme com uma risca castanha/tawny nas costas/pernas e têm olhos de granada. Os creminos são produzidos com o gene recessivo, pelo que é necessário um gene de cada progenitor para que os joeys mostrem/carreguem a cor.
Albino
Outra cor produzida usando um gene recessivo (um exigido de cada pai) e os planadores são todos brancos com olhos vermelhos. É comum estes planadores nascerem com marcas fracas na cabeça, cauda, mãos e o forro do patagium.
Leucistico
Petauros de açúcar leucístico são todos brancos com olhos pretos, não têm listras ou marcas à volta das orelhas. Os leus (como muitas vezes são referidos) são também de um gene recessivo (um exigido de cada pai) e têm um pequeno capricho. Quando um leucístico é emparelhado com um het platina ou platina, eles podem produzir joeys platina, mesmo que eles não carregam o gene platina. Foi realizado um estudo na América que provou esta teoria. Portanto, nenhum planador leucístico de cor pode ser um het para uma chapa.
Platina ponta branca
Este é um petauro de açúcar clássico que pode ter alguns cabelos brancos ou uma grande área de branco na ponta da sua cauda. Pensa-se que este seja outro gene recessivo (um exigido por cada progenitor), mas ainda está por esclarecer, uma vez que são muito raros, dificultando a conclusão
Rubi-Leu
Estes ptauros de açúcares são duplo-recessivo o que significa que são criados a partir de duas cores recessivas. Para ser considerado um leu rubi, os joeys resultantes devem ter um corpo branco sólido com olhos vermelhos ou granadas. Tecnicamente, leus rubi não são uma verdadeira cor, são uma descrição de duas cores e são consideradas uma característica.
Os leus de rubi podem ser produzidos reproduzindo quaisquer combinações seguintes: cremino x albino, plat x albino, albino x leu, cremino x plat, cremino x leu.
Mosaico
Planadores de açúcar mosaico não são estritamente uma cor, são uma característica com várias características e padrões. O traço do mosaico provém de um gene dominante, o que significa que apenas um dos pais tem de passar o gene para produzir mosaicos joeys. Qualquer descendente que não mostre o padrão do mosaico não é portador, não pode possuir o gene se não for mostrado nas suas peles. Isto significa que eles não produzirão mosaicos joeys a menos que sejam emparelhados com outro mosaico. É geralmente aceite que estes padrões são aleatórios, mas algumas marcas semelhantes correm em certas linhas que os criadores produzem. Planadores com o padrão do mosaico terão mãos brancas ou às vezes apenas um dedão branco com uma variedade de marcas brancas e cinzentas/prateadas sobre o seu corpo. Abaixo estão diferentes variações de mosaicos.
Mosaico Cauda de Anel
Um mosaico de cauda anelar é semelhante a um mosaico padrão, mas tem anéis definidos na sua cauda. O número de anéis pode variar, assim como a cor dos mesmos.
Piebald
Estes mosaicos têm manchas ou áreas de cabelos não pigmentados (geralmente brancos) juntamente com outras áreas de cabelo pigmentado (normalmente preto ou grisalho). As áreas de pele por baixo do casaco também não são pigmentadas sob as áreas brancas e pigmentadas sob as áreas escuras. Isto é conhecido como leucismo e pode produzir algumas marcas de casaco totalmente aleatórias e bonitas.
Mosaico de Roso Mosaico Branco
Um mosaico branco é muito semelhante a um planador de açúcar leucístico, uma vez que tem um corpo inteiro de pele branca e olhos escuros, mas pode ter manchas escuras nas orelhas. Estas manchas podem variar em pigmentação e tamanho e podem aparecer até duas semanas após o joey deixar a bolsa das suas mães.
Mosaico Platina Verdadeiro
Um verdadeiro mosaico de platina (TPM) transporta o gene platina juntamente com o gene do mosaico. Têm as mesmas características que um mosaico, mas geralmente mais leves.
Mosaico de Rosto Branco
Estes planadores de açúcar são geralmente os mesmos que os planadores clássicos de açúcar, mas estão faltando a barra que vai da orelha para o queixo. O rosto branco é um gene dominante e só requer um pai para carregá-lo. Os mesmos princípios aplicam-se ao rosto branco como fazem com qualquer gene dominante, se o planador não está mostrando o gene na camada, então não é um portador desse gene.
Mosaico Loiro de Rosto Branco
Louro de rosto branco faciais (WFB) são exatamente as mesmas que a face branca só que são muito mais claras de cor. WFB também são um gene dominante, então apenas um pai é necessário para carregá-lo.
Para resumir, os genes recessivos precisam de um de cada pai para produzir a cor/gene na descendência e os genes dominantes precisam apenas de um progenitor para transportar o gene para produzir a cor/gene. Se o gene dominante (mosaico, rosto branco e WFB) não está a aparecer nos joeys, então eles não são portadores desse gene.
É extremamente importante seguir a regra de nunca reproduzir a mesma cor com a mesma cor. Ao fazê-lo, poderia manchar as linhas claras que temos no Reino Unido e causar problemas associados à endogamia. Muito mais "criadores" estão a aparecer com planadores de cores baratos que já podem estar a causar problemas com as linhas de cor. Os criadores éticos e recomendados seguirão sempre os procedimentos e práticas definidos quando se trata de criação de planadores de açúcar. Eles poderão dar-lhe uma história (linhagem) dos joeys que eles criam, isso é especialmente importante se você planeja procriar a si mesmo. Mesmo que não esteja a planear procriar, a linhagem provará que o seu planador não terá problemas de consanguinidade e deve estar livre de quaisquer complicações horríveis que lhe estejam associadas.
Finalmente, se vir um petauro a cores à venda que é "demasiado bom para ser verdade" então provavelmente será muito caro. Muitos criadores aprovados e outros criadores éticos gastaram tempo e dinheiro a construir o seu programa de reprodução e isso reflete-se no custo dos joeys. Bons criadores e amigos meus estão a parar de procriar apenas porque o mercado está a ser inundado por planadores não ligados e pouco saudáveis. Teme-se que estes planadores arruinem as linhas claras que temos e destruam todo o trabalho árduo que fizemos para criar petauroas saudáveis e felizes.